top of page
Buscar
Foto do escritorLuana Matos

G2. Simulador de Sinestesia

Atualizado: 10 de dez. de 2020

Antes de tudo é importante entender o que é e como se apresenta a sinestesia. Com diversas apresentações diferentes, a condição é única para cada pessoa.


A sinestesia é uma função pouco usada porém existente de nosso cérebro, que conecta diferentes sentidos. Algumas formas comuns de sinestesia são as cor-grafema, quando números e letras têm cores específicas; cromostesia, que é quando sons despertam cores; a sinestesia de sequência espacial, em que sequências tais como números, letras, meses, são percebidas no espaço físico em que a pessoa ocupa.



A sinestesia atinge todos os sentidos, e por isso é uma experiência que lhe permite ver o mundo de uma forma única e muito visual.


Com isso, seria muito interessante conseguir reproduzir a condição por meio de uma simulação que fosse capaz de utilizar a visão, o olfato, o paladar e a audição.


Para reproduzir visão e audição, a Realidade Aumentada seria uma boa aposta por permitir o usuário enxergar objetos virtuais no espaço físico, de forma que ele possa ver todas as cores e padrões que uma pessoa com sinestesia experiencia com sons, pessoas e objetos.



Para o olfato, uma nova tecnologia já busca atualmente simulá-lo. O aparelho "Scentee" funciona em conjunto a um app no smartphone, replicando cheiros e até mesmo os enviando pela internet.


Para a reprodução do paladar, uma tecnologia bastante promissora é o 'Digital Lollipop" ou "Pirulito Virtual", um aparelho que simula gosto por meio de eletrodos que entram em contato com a língua. Embora tenha uma aparência rudimentar, parece ser bastante efetivo em sua simulação de paladares. Acredito que no futuro próximo essa tecnologia possa evoluir para algo ainda melhor.



Com essas novas tecnologias surgindo e se desenvolvendo, num futuro próximo pode ser possível, com a união delas, replicar com boa fidelidade a sinestesia. Ver o show de cores durante uma orquestra, ver as cores e padrões de cada pessoa, letras e números.



Além de nos permitir ver o mundo de uma forma completamente diferente, poderemos finalmente entender melhor a forma que pessoas com sinestesia experienciam o mundo.



88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page